segunda-feira, 6 de junho de 2011

Postagem Inicial

A afirmação mais importante que posso fazer em uma primeira postagem é que não sei se o blog PALTIPE LITERÁRIO dará certo. Não coloco em pauta minha lista de afazeres, afinal meu outro blog aos poucos vai seguindo seu rumo. Também não acredito que minha capacidade (ou não) de escrever críticas literárias seja algo discutível. O que tem me preocupado quando observo a imensa lista de blogs que se propõem a resenhar obras literárias, é a precariedade no conjunto, a saber: escolha de obras + qualidade da crítica + idoneidade (aqui usando o sentido de capacidade) do crítico de literatura.
Não sou formada em Letras, não sou jornalista, tão pouco escritora. Sou daqueles que apreciam boas literaturas e sou estudante de Direito. Sinto-me mais a vontade para falar da literatura nacional, entretanto atualmente tenho sido atraída pela literatura internacional, sobretudo livros do fim do século XIX e inicio do século XX.
Tenho observado algumas críticas literárias em blogs diversos e fico a me perguntar se realmente estes críticos leram os livros que resenham, e mais ainda, se fizeram uma análise das características do autor, da sua escrita, ou se realmente entenderam o que fora explanado ao longo das paginas. Pergunto-me se podem ir além de narrar o que acontece no livro e por fim dizer algo do tipo “um livro emocionante”. Particularmente, não me interesso pelos temas que tem ganhado destaque atualmente, e não me lembro de ter lido nenhum destes autores de momento que escrevem sagas intermináveis que talvez pudessem ter acabado na terceira pagina do primeiro volume. Mas não pretendo a me ater a tais assuntos visto que somente pode fazer afirmações a respeito uma obra literária quem já a leu.
Quem gosta de nomes como Clarice Lispector, Mário Quintana, Augusto dos Anjos, Graciliano Ramos, encontrará neste blog análises conseqüentes de uma verdadeira paixão, entretanto análises que respeitam a neutralidade necessária a uma crítica. Mas também quem gosta de nomes como Sidney Sheldon, Machado de Assis e Drummond, além de outros escritores celebres como Jane Austen, Virginia Woolf, Edgar Allan Poe também encontrará críticas literárias.
Para aqueles, que como eu, apreciam uma boa literatura infanto-juvenil encontrarão nomes como Lewis, Cornelia Funke, e o grande Pedro Bandeira. Além de outros livros e autores que me escaparam no momento.
A grande maioria dos livros, contos e poemas analisados estão presentes em minha estante. Mas preciso avisar que as análises serão semanais, provavelmente postadas na segunda-feira.
Por fim, desejo uma boa leitura, espero passar boas dicas, e receber também bons palpites literários! Sem mais delongas, deixo agendado para a próxima segunda-feira uma análise do livro A PAIXÃO SEGUNDO G.H., de Clarice Lispector.



Paula Carine

Um comentário:

  1. Bem, eu gostei muito da ideia do seu blog... Talvez, apenas talvez, você queira uma ajudinha, posso uma vez por mês fazer uma análise também!!! *--*
    hahahaha... bjos...

    ResponderExcluir